Páginas

sábado, 5 de janeiro de 2013

Servidor DNS

DNS, do inglês Domain Name System, que, traduzindo, fica Sistema de Nome de Domínio. O servidor DNS traduz o endereço IP para um nome de domínio. Parece confuso certo? Mas não é. Se você quiser acessar esse blog, você digita na barra do URL lá em cima: http://verdade-da-internet.blogspot.com.br/, certo? Esse é o nome de domínio. O endereço IP é uma sequência de números e pontos. Você tem duas opções para acessar um site, o endereço IP (números e pontos) ou o nome de domínio (DNS).

É impossível ter dois ou mais sites diferentes com URLs iguais, pois cada servidor possui um endereço de IP diferente, isto é, se o IP é diferente, o nome do domínio também é. Mas URLs diferentes podem te levar ao mesmo site. Você deve estar pensando, se eu digitar, por exemplo, www.cobrefacilcoberturas.com.br ou www.cobrefacilcoberturas.com vai ao mesmo site, então o DNS traduz dois domínios diferentes para um mesmo IP? Não mesmo.
Quando dois URLs diferentes levam ao mesmo site, acontece que um dos URLs fez o redirecionamento para outro. Como assim? www.cobrefacilcoberturas.com, você é automaticamente redirecionado ao URL www.cobrefacilcoberturas.com.br. Duvido! Então faça o teste e veja que das duas formas vai aparecer o ".br" no final do URL. Pergunta final. Como, no mundo todo, eu posso acessar esse link (www.cobrefacilcoberturas.com.br)? 

Fácil, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers ou Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma organização sem fins lucrativos que mantém os URLs funcionando em todo o mundo. Tudo bem, você já sabe como o DNS funciona, mas ainda tem um problema, ele pode sofrer ações maliciosas. É quase como um bullying! Estou brincando, não tem nada a ver. Mas a questão é como isso pode ocorrer?

E se uma pessoa que entende muito de computador consiga fazer um esquema, que, quando você digita um URL, ele te redireciona para uma página falsa, e você não percebe e digita seus dados lá?! Para evitar isso foi criado o DNSSEC (DNS Security Extensions ou Extensão de Segurança DNS). Ele, de forma resumida, faz um esquema que testa se os URLs corresponde ao DNS que você digitou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário